Bailes, festas, convênios, jogos... Tudo isso é muito bom para o estudante, mas será essa a verdadeira função da representação estudantil?
Para que será que existe uma sala com a sigla DAEF (Diretório Acadêmico de Engenharia Florestal) na porta? O que farão seus membros? Para que serve o Diretório Acadêmico?
Muitos estudantes já se terão indagado, com razão, sobre pelo menos uma destas questões.
Cumpre esclarecer aos colegas que a representação estudantil, bem como o movimento estudantil, é, ou deveria ser, um órgão criador de uma consciência política no estudante, não uma consciência político-partidária, o que aliás nos é vedado por nosso próprio estatuto, mas sim em um sentido de relação política do estudante com a Faculdade, os membros do corpo docente e a comunidade.
A missão do DAEF é, portanto, a de fazer despertar no estudante de engenharia florestal, a consciência de que, como órgão representativo eleito diretamente pelo voto dos alunos, somos um instrumento para que nossos representados, vocês alunos, possam se fazer presentes e reivindicantes de seus direitos.
Ocorre, porém, que o DAEF só pode existir com a efetiva participação dos universitários.
Para isso temos uma sede, um blog, um telefone e um e-mail, onde estamos sempre aguardando a manifestação dos colegas, seja para qual for o propósito.
Representação estudantil não é brincadeira, o DAEF não está aqui apenas para ocupar espaço físico, mas para ocupar espaço na consciência de cada estudante, fazendo com que ele se interesse pelos assuntos acadêmicos e administrativos de sua Faculdade, afinal estamos nos formando aqui!
Se os alunos não se importam em participar e "fiscalizar" o que ocorre em sua casa de estudos, com a formação por ela ministrada, garantir-lhes uma boa colocação profissional no futuro, então com o que se importarão?
O DAEF tem muito a oferecer e a receber dos alunos, tanto no campo da academia, quanto no campo da cidadania.
Quantos dos colegas não têm projetos, idéias, que gostariam de ver ? Quantos não imaginam propostas para o desenvolvimento do Município, para a melhoria das condições da população?
Muitos, acreditamos.
Muitos são, de fato, mas que não sabem como, aonde ou a quem recorrer. A nossa dica é: procurem o DAEF; falem conosco! É para isso, para implementar essa consciência política, cidadã que existe o movimento estudantil, para integrar o aluno e a Faculdade com a sociedade. Fazer com que o estudante, representante do meio acadêmico, possa levar a cabo seus ideais, seus planos.
Se você sentiu que pode, que quer fazer acontecer algo, não pense duas vezes.
O DAEF espera o seu contato para que possamos realizar juntos a verdadeira função social da representação, do movimento estudantil e da Faculdade, que é a de criar um futuro melhor utilizando-nos dos conhecimentos adquiridos aqui em prol de nossos semelhantes.